FAQ

Perguntas frequentes sobre desenvolvimento de aplicativos

Como fazer um app ou site com a Parallel 30?

Metodologia da Parallel30

O primeiro passo é o contato inicial. Por meio de uma breve conversa, você fica sabendo mais sobre a empresa e aproveita também para expressar uma visão geral de seu aplicativo ou site. Neste momento, apresentamos nosso pacote inicial para Projeto, que consiste em reuniões onde analisamos os aspectos técnicos de sua ideia e clarificamos os pontos em aberto, oferecendo alternativas para que seus objetivos sejam atingidos de maneira viável e com o melhor custo-benefício. Existe um custo básico inicial para o Projeto, e extensões que variam conforme a complexidade da ideia.

As reuniões de análise acontecem, via internet, no horário combinado. Este passo é essencial para que possamos oferecer orçamento e prazos precisos de desenvolvimento, sem deixar nenhum detalhe importante de fora. Ao final deste processo, apresentamos um documento contendo todos os pontos clarificados, além dos itens contratados que podem variar desde wireframes ou mockups das telas, até diagramas para exemplificar as regras de negócio do seu sistema. Junto com a documentação, você recebe o orçamento final e prazo para desenvolvimento.

Finalmente, uma vez aprovado o orçamento, seu Projeto é desenvolvido em forma de aplicativo ou site, e entregue dentro do custo e do prazo acertados. Também oferecemos um período de garantia, para que quaisquer defeitos encontrados após a entrega sejam resolvidos sem custo adicional.

Quanto custa produzir um app?

Depende do escopo. Para uma única plataforma (Android ou iOS), se for um app simples, que não precise de um sistema administrativo integrado, que use elementos gráficos padrão e não possua integrações com redes sociais, pode custar entre 5 e 10 mil reais. Um aplicativo médio, que começa a incluir alguns desses recursos, pode ficar entre 10 e 30 mil reais. Aplicativos mais complexos, com cuidado maior no design, mais opções de interatividade, uso de GPS, sistemas administrativos e integrações, custa de 30 mil a 80 mil reais, ou até muito mais.

Entretanto, se o cliente tiver um orçamento apertado mas está flexível quanto aos requisitos do app, muitas vezes somos capazes de propor alternativas simplificadas, que façam algo parecido ao que foi pedido, mas com um custo muito mais baixo. Uma alternativa para baratear o desenvolvimento multiplataformas é produzir em plataformas híbridas. Mas também podemos propor alternativas de projeto.

Determinar o escopo, entender essas alternativas e fazer um orçamento exato de custo e prazo de desenvolvimento é uma das funções de se fazer um Projeto de Software.

Porque os orçamentos de app são tão diferentes?

Porque quando você passa um briefing do que você quer que seja produzido, por mais que tenha passado telas super detalhadas ou até mesmo fornecido outros aplicativos como exemplo a serem copiados, muitas decisões de projeto ainda ficam implícitas. E isso dá margem para que o desenvolvedor suponha diferentes maneiras de implementar aquilo que ele "acha" que você quer.

Existem muitas armadilhas ao receber orçamentos dessa forma! Cuidado para não comprar gato por lebre...

Qual o prazo de entrega de um app?

Depende da complexidade do app. Para apps muito simples, de 2 semanas a 1 mês. Aplicativos médios costumam demorar de 2 a 4 meses. E aplicativos complexos, um pouco mais.

Depende também do grau de paralelismo que o projeto permite, e de quantos desenvolvedores estarão trabalhando simultaneamente.

Às vezes também o cliente fica responsável por fornecer algum material, decisões ou informações que, se atrasarem, impactam no prazo de desenvolvimento. E finalmente, depende também da disponibilidade da nossa equipe de programadores no momento da contratação.

Quando o projeto fica pronto, ainda costuma ser necessário uma semana para preparar o app para publicar nas app stores.

Estabelecer o prazo exato de produção, bem como o detalhamento das responsabilidades e etapas de produção é uma das funções de se fazer um Projeto de Software.

E se roubarem a minha ideia? Como faço para patentear meu app?

No Brasil, software não é patenteável. Você pode proteger elementos de design, marca e conteúdo autoral (como a própria descrição literal do código do software) mas não pode patentear metodologias ou funcionalidades. Saiba mais sobre proteção de software no Brasil.

Mas, na prática, é tão difícil empreender e tirar uma ideia do papel que é muito raro alguém se dispor ou mesmo conseguir obter sucesso ao copiar um app que já tenha conquistado mercado.

O que é aconselhável fazer, no entanto, é assinar um Termo de Sigilo (em inglês, conhecido como NDA) e às vezes até de Não-competição (non-compete). Esses termos podem trazer uma segurança jurídica de que os materiais sigilosos não serão vazados ou compartilhados com terceiros, e que a empresa não irá criar uma cópia do aplicativo produzido que dispute o mercado com o seu aplicativo.

Depois de pronto, como faço para colocar o app no ar e publicar nas app stores?

Publicar um aplicativo nas stores requer preparar telas e vídeos demonstrativos, escolher as palavras-chave que serão usadas para pesquisar pelo seu app, preparar uma descrição textual do que seu app faz, entre outros cuidados. Multiplique esse trabalho pelo número de formatos (tamanhos de tela, versões dos sistemas aos quais você vai disponibilizar, etc) e também pelo número de línguas às quais você vai divulgar o seu aplicativo, e você pode ter uma noção do trabalho envolvido.

Se você quiser, pode publicar por conta própria, se baseando em nosso manual de publicação de app. Lembre-se que você vai precisar de uma conta de desenvolvedor na App Store e/ou no Google Play, e que há um custo para isso.

Ou se você preferir, pode deixar por nossa conta. Podemos tanto fazer uma publicação simples como investir um pouco em ASO (App Store Optimization), que é uma tática de marketing visando obter mais downloads para o seu app. A publicação de seu app e ASO são dois serviços que oferecemos a você.

Vocês fazem o design do aplicativo?

Sim; se você quiser, é um serviço que oferecemos. Ou você pode fornecer o seu próprio design para implementarmos, se preferir.

Entretanto, se você já traz prontas as telas do aplicativo que pretende desenvolver, isso limita um pouco as ideias de alternativas de projeto que podemos lhe oferecer durante a fase de Projeto de Software. Essas ideias talvez possam baratear o seu custo, a manutenção, impactar na escalabilidade ou no time-to-market, entre outros.

E depois de pronto, como fica a manutenção? E se eu descobrir defeitos?

Ao concluirmos um projeto fazemos uma reunião de homologação com o cliente, para conferir se tudo o que estava contratado no Projeto de Software foi de fato produzido a contento. Mediante aprovação do cliente, libera-se o código para publicação nas app stores e começamos a contar um prazo de Garantia, no qual eventuais bugs que se descubra serão corrigidos sem custo adicional.

Se o cliente decidiu contratar nosso serviço de Manutenção, mediante uma mensalidade nós monitoramos a hospedagem do seu aplicativo e os servidores necessários para ele não ficar fora-do-ar.

Também oferecemos o serviço de Atualização Tecnológica, mediante o qual iremos atualizar o seu aplicativo para portá-lo para versões mais recentes dos sistemas operacionais, atualizar os servidores quando necessário ou subsistemas necessários ao seu aplicativo, para que nada deixe de funcionar enquanto as tecnologias naturalmente evoluem.

Outra forma que podemos te ajudar é prestando um serviço de Metrificação e Monitoramento, descobrindo insights sobre como os seus usuários estão lidando com o aplicativo, onde estão tendo dificuldades e levantando hipóteses de como melhorar o app. Com essas informações você pode contratar pacotes de horas mensais que serão utilizadas para realizarmos Melhorias pontuais em novas versões do seu aplicativo. Às vezes, as descobertas que se faz e os aprendizados que se obtém poderão até mesmo motivar um re-Projeto completamente novo do aplicativo, que então orçamos como um novo serviço, à parte.

Quanto custa a manutenção?

Depende da complexidade do projeto. Mas em média algo entre 200 e 300 reais por mês (excluindo-se os custos de hospedagem dos servidores, que ficam a cargo do cliente).

Fazer um aplicativo Nativo ou Híbrido?

Aplicativos nativos são escritos em linguagens especificas para o Android ou para o iOS. Significa que você tem maior liberdade para trabalhar com os recursos que cada plataforma oferece. Significa também que para cada plataforma você terá que escrever um código diferente, dobrando o custo, esforço e tempo de trabalho.

Já um aplicativo híbrido fornece um meio de se escrever em uma única linguagem e gerar automaticamente códigos que funcionam tanto em Android quanto em iOS. Significa que você abre mão de utilizar recursos que sejam muito particulares de cada plataforma para compor a sua solução através de elementos de projeto que existam e funcionem em ambas as plataformas - requer uma certa habilidade do projetista. Mas significa também que você terá o custo de produção, de manutenção e de eventual criação de novas versões cortados pela metade! Menos gente para gerenciar, menos tempo para produzir...

Mas apps híbridas não têm baixa performance? Atualmente as plataformas evoluíram muito. Se o seu aplicativo não precisa fazer mágicas na tela e o seu projeto for bem feito, apps híbridas funcionam lindamente!

Para MVPs os híbridos são uma excelente alternativa, permitindo testar hipóteses de forma rápida em ambas as plataformas.

Nós podemos fazer o seu projeto tanto nativamente quanto de forma híbrida - você decide.

Como ganhar dinheiro com meu app?

Essa é uma pergunta de Modelo de Negócio. Pode ser por mensalidade, in-app purchase, banners publicitários, freemium, apps pagas, parcerias, através de um exit, entre outros. Se você quiser entender mais sobre modelos de negócio, sugerimos o livro Business Model Generation como uma boa introdução ao tema.

Mas saiba que nossa equipe já participou de projetos em startups e estamos sempre atentos a esse tipo de questão. Durante a fase de Análise, se percebermos algum problema crítico em seu modelo ou tivermos alguma ideia interessante, vamos apontá-las a você.

Indique seu telefone e

a gente liga para você